Nada a esperar

Se você apresentar alguns números crus para alguém que não acompanha o campeonato brasileiro, esta pessoa será incapaz de lhe dizer que o Fluminense está abaixo de 10º na tabela.

  • É o clube que mais finaliza (o santos nesse momento tem 3 finalizações a mais, mas o flu tem um jogo a menos) são 249 finalizações até agora no campeonato, mas apenas 114 no alvo e apenas 19 gols marcados, o time precisa de acertar 6 bolas no gol para conseguir marcar 1 vez. Enquanto isso o Athlético Paranaense (9° colocado) precisa somente acertar 3 vezes para conseguir marcar.
  • É o time que mais acerta cruzamentos no brasileirão (111), mas também é o segundo clube que mais cruza (446).
  • É o 3° time com mais escanteios a favor (100) e o 3° que menos concede escanteios (61).
  • É o time que faz menos lançamentos (282).
  • É o time que mais trocou passes no campeonato (8473) e a maior % de acerto em passes (93,5%)
  • É o time com maior média de posse de bola (57%) junto com Santos e Grêmio.

Vendo esses números é difícil entender o porquê do clube estar afundado na tabela do brasileiro, mas entendemos algo que vai além de perder gols feitos e falhar defensivamente em grande parte dos jogos.

O Fluminense é um dos times que menos faz viradas de bolas (42). Coisa extremamente essencial para um time quebrar a marcação encaixada do adversário, isso fica ainda mais claro se pegarmos o mapa de posse de bola por área do campo. O time tende a atacar pelo lado esquerdo e esquece totalmente o lado direito sendo que isso muito provavelmente abriria espaços para os ataques.

O problema do Fluminense é sim tático, mas também é de falta de habilidade e de confiança de seus jogadores. O risco de virar uma bola dessa com o time todo postado no ataque é alto, ainda mais tendo uma zaga formada por Nino e Digão, mas se quisermos ter resultados os risco são validos. Vejo alguns jogadores capazes de fazer essa virada, principalmente P H Ganso que por mais que tire umas enfiadas da cartola é um dos principais responsáveis por mantes a bola concentrada na esquerda, em vez de equilibrar a distribuição.

Para corrigir esses problemas, creio que duas alterações são necessárias, Caio Henrique sair da lateral, um dos fatores da bola ser mantida tanto pelo lado esquerdo e não rodar é termos nosso outro jogador capaz de movimentar o jogo preso na lateral. A escolha entre Nenê e Ganso tem que ser feita, os dois não podem atuar juntos, o time fica com pouca movimentação.. seja com Ganso/ Nene, Ganso/Daniel ou Nene/Daniel. Com isso cada vez mais vai se tornando necessário o Caio Henrique no nosso meio. A outra alteração é clara, fácil de se explicar, Frazan no lugar do Digão. Eu fico imaginando o que o Frazan deve jogar mal nos treinos para ser reserva do Digão, ele é mais ágil, vem de chances na fogueira e atuações minimamente seguras. A troca é necessária.

Para completar, digo aqui que pode tirar o Diniz, trocar o Oswaldo, trazer o Guardiola.. enquanto o time for medroso e mal armado.. sofreremos!

Deixe um comentário