Fluminense e vélez sarsfield

Muitos torcedores estão acostumados a ver camisas, faixas e bandeiras do Vélez em nossa torcida, mas alguns não sabem os motivos dessa aproximação entre torcidas e hoje o Museu Flu vai contar essa história a vocês.

Em 1914 o time argentino adotou as cores verde, vermelho e branco como suas cores principais que são as cores da Itália, país de seus fundadores e durou com o uniforme até 1938 quando passou a usar o branco com o “V” em azul.

Tudo começou em 6 de Dezembro de 1968, quando em amistoso realizado na Argentina o Vélez utilizou a camisa do Fluminense para enfrentar o Santos de Pelé, partida que terminou em 2 x 2. Devido a proximidade dos uniformes antigos com as cores principais do Fluminense os torcedores do Vélez criaram uma simpatia com o Fluminense e a partir dessa data começou a ser normal ver alguns torcedores usando o Uniforme tricolor do flu no Estadio José Malfitani.

A intensificação dessa amizade entre os clubes veio no dia 25 de maio de 2008, quando antes de enfrentar o Boca Júniors pelo campeonato Argentino, os reservas do Velez utilizaram coletes tricolores para provocar o Boca antes da primeira partida de semi-final da Libertadores daquele ano.

Reservas do Vélez usando colete tricolor em jogo contra o Boca em 2008.

As organizadas dos dois clubes também são “aliadas”, a Young Flu maior torcida organizada do Fluminense e a La Pandilla maior torcida organizada do Vélez e por isso é tão comum ver bandeira do Vélez no maracanã ou do Fluminense no José Malfitani.

Bandeiras tricolores em homenagem ao Fluminense.

E por fim, em 2012 foi fechado um acordo de colaboração entre os dois clubes que previa realização de amistosos e visitas. (Vale ressaltar que nunca foi realizado um amistoso.

Fluminense e Vélez assinam acordo de colaboração.

Deixe um comentário